quinta-feira, 31 de maio de 2012

Lição aos meus filhos tirada de “Dawson´s Creek”

Eu, adolescente no final dos anos 1990, era apaixonada pelas séries do Sony Dawson´s Creek e Felicity, que, segundo a minha mãe deveria se chamar Tristicity, pelas desventuras por que a personagem principal passava. Só que hoje vou falar de DC.

Bem, para quem não se deleitou com a série que lançou Katie Holmes, Joshua Jackson e Michelle Williams, faço um resumo agora. Dawson (James van der Beek) morava numa cidade pequena e tinha como melhores amigos Joey (Katie Holmes), que nutria um amor não-correspondido por ele e Pacey (Joshua Jackson), boa praça sempre de bem com a vida, apesar dos problemas com o pai.

Tudo corria na mais perfeita monotonia quando chega à cidade uma bela menina-problema da cidade grande, Jennifer (Michelle Williams), que logo atraiu a atenção de todos, por ser autêntica e não estar nem aí para os que a julgam. Dawson logo caiu de quatro por ela e Joey, coitada, realmente ficou a ver navios.

Anyway, Dawson só vê a graça de Joey quando ela entra num concurso de beleza para ganhar uma grana, de que ela sempre precisa, e Dawson é quem faz o seu vídeo de apresentação. Lá pelas tantas, ele pergunta: “O que você ensinaria a seus filhos?”. E ela responde: “Eu ensinaria aos meus filhos a tratarem os outros como eles próprios querem ser tratados”. Sei que isso não é novidade, é até uma lição bíblica, mas penso como o mundo seria um lugar melhor e como as pessoas próximas seriam bem menos magoadas se fizéssemos isso.

Porque no fundo é uma lição de respeito. Em termos populares, não sacaneie os outros, porque você não quer ser sacaneado. Num mundo utópico, isso se aplicaria a tudo. Lembro quantas vezes eu magoei pessoas, e tantas outras as pessoas também me magoaram. Não queria magoar, mas aconteceu. Acho, no entanto, que mesmo nessas situações é possível minimizar a dor da outra pessoa ao respeitar o que ela está sentindo, ao se colocar no lugar dela.  

Enfim, uma lição que cabe muito no mundo de hoje e sempre caberá. É tão atemporal que está na Bíblia e numa série adolescente bobinha dos anos 1990. Se algo resiste tanto ao tempo e serve para a construção de uma sociedade mais justa e respeitosa, com certeza será de valia para meu filho. Espero que os outros pais pensem da mesma forma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Licença Creative Commons
Este obra de Rita Cammarota, foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.